Sábados

Sábados
Lado do Lucena
10:00 Horas

Na "hora de Verão", as missas de sábado e de semana, começam meia hora mais tarde.

AS ERMIDAS DE SANTO ANTÓNIO

Em Santo António existem duas ermidas de construção bastante antiga, situadas na zona central da freguesia, uma junto ao cemitério e a outra perto do Salão Paroquial, o que não é de admirar porque, como todas as freguesias rurais criadas nos séculos XV e XVI, a vivência e história das suas gentes “girava” à volta da vida religiosa.

A ERMIDA DO ROSÁRIO

Ermida do Rosário Houve, em Santo António, no princípio do século XVI, um "homem nobre e poderoso", no dizer de Gaspar Frutuoso, de nome Álvaro Lopes da Costa que mandou fazer nas suas terras, situadas na ponta do lugar, uma ermida da invocação de Nossa Senhora do Rosário. Embora não se saiba quando, pode supor-se que tenha surgido no primeiro quartel do século XVI (1511 a 1525), talvez fruto de promessa feita no Norte de África e acção de graças pela protecção divina invocada e sentida durante o cerco de Arzila, no qual ele participou como companheiro fiel de Rui Gonçalves da Câmara, quinto capitão da Ilha de São Miguel, no ano de 1511. Actualmente, esta ermida raramente é utilizada, estando, no entanto, previsto o seu aumento e alguns melhoramentos em ordem a que possa servir como casa mortuária. As imagens que possuía, incluindo a imagem de Nossa Senhora do Rosário, foram transferidas, por razões de segurança, para a Igreja Paroquial.

A ERMIDA DA MÃE DE DEUS

Ermida da Mãe de Deus"Outra ermida está no princípio do Lugar, da advocação da Madre de Deus, a qual mandou fazer um nobre antigo, cujo administrador é Gaspar de Oliveira, neto ou bisneto do mesmo". Infelizmente, Gaspar Frutuoso não levou até ao fim a sua investigação, perdendo-se irremediavelmente quer o nome do fundador desta ermida, quer possíveis pormenores. Da sua história recente apenas a destacar o facto de apenas na década de oitenta ter passado, legalmente, para a posse da paróquia, por intermédia de uma generosa oferta dos seus anteriores proprietários. Nos dias de hoje esta ermida é apenas utilizada no Domingo de Ramos, como ponto de partida para um cortejo que naquele dia sai em direcção à Igreja, sendo contudo muito visitada na Quaresma por diversos ranchos de romeiros.
Este site está optimizado para a resolução de 1024X768 pixels.