Sábados

Sábados
Lado do Lucena
10:00 Horas

Na "hora de Verão", as missas de sábado e de semana, começam meia hora mais tarde.

Pe. DAVID BOTELHO DO COUTO

Pe David do CoutoNasceu na freguesia nortenha de Santo António, concelho de Ponta Delgada, da ilha de S. Miguel a 3 de Março de 1935, na então chamada Grota da Pipa, hoje dita Rua José Vicente. Foi um dos nove filhos do casal António Botelho do Couto e de Maria da Glória, mas só 4 chegaram à idade adulta. Ele camponês e ela costureira.

Fez a instrução primária no tempo até à 4ª classe, na Escola do Quarteiro, sendo seu professor Gilberto José Pavão Nunes.

Cedo lhe surgiu a ideia de ser padre. Lidava na igreja ajudando à missa como sacristãozinho. Mesmo de tenra idade pertencia ao Grupo Coral a que se dava o nome de coro, naquele tempo. Aos 10 anos de idade foi para a Terceira, frequentar o Seminário de Angra, onde fez o curso adequado, não tendo perdido ano algum.

Odenação a PárocoAo termina-lo, com 22 anos e não tendo a idade canónica para se ordenar sacerdote, foi colocado como prefeito da Prefeitura de S. Luis Gonzaga e professor no Seminário de Angra, ordenando-se um ano depois a 15 de Junho de 1958 na catedral de Angra.
A 13 de Julho do mesmo ano celebrou a chamada Missa Nova na sua terra natal Santo António, com o cálice, agora pertença da Igreja, mas que fôra oferta de S. Pio X, ao Cónego Francisco de Carvalho Arruda, ilustríssimo filho desta terra.

1ª MissaContinuou ainda por mais um ano como prefeito e professor, no Seminário de Angra, sendo depois colocado como Pároco na paróquia de Santa Luzia de Angra, onde esteve até 1966, data em que foi transferido para a Ribeira das Tainhas, concelho de Vila Franca do Campo, S. Miguel, onde trabalhou 4 anos.

Em 1970 foi colocado como pároco na Relva, concelho de Ponta Delgada e em 1975 acumula com o cargo de Professor de Moral na Escola Secundária Antero de Quental , transitando depois para a Escola Preparatória Roberto Ivens e Canto da Maia em Ponta Delgada e finalmente para a Escola Preparatória das Capelas, quando ela abriu, tendo-se aposentado em Outubro de 1994.

Foto cumprimentando o Papa João Paulo IIA 12 de Agosto de 1979, no dia da Missa Nova do Pe. Agostinho Tavares de Medeiros, dos padres do Espírito Santo, também filho desta freguesia, deu entrada na paróquia de Santo António, onde está ao serviço actualmente, tendo em 1982 acumulado com o então curato de Santa Bárbara elevado a paróquia a 4 de Dezembro de1984 e a 1 de Abril de 1986 elevado a freguesia. Actualmente é Ouvidor da Ouvidoria de Capelas.

Empenhado na própria formação, tem frequentado alguns cursos de actualização pastoral e humana no continente e nos Açores. Tomou parte em peregrinações para Roma, incluindo Lurdes, Assis, Pádua e Terra santa. Tem optado pelas suas férias em Fátima. Presta o seu contributo em várias obras católicas, nomeadamente a catequese não apenas a nível paroquial, mas também de Ouvidoria e ilha.
Acedeu aos convites de paroquianos do Canadá onde esteve presente em romagem de confraternização em 1987 e na América em 2000, levando o abraço amigo das nossas gentes de cá e trazendo de lá a saudade

Este site está optimizado para a resolução de 1024X768 pixels.